sábado, 10 de fevereiro de 2018

J. K. ROWLING - A mãe de Harry Potter

 J.K. Rowling



J.K. Rowling é a autora da multipremiada saga Harry Potter. Idolatrada por leitores de todo o mundo, esta série registou até agora vendas superiores a 450 milhões de exemplares, estando traduzida para 80 línguas, e deu origem a oito grandes produções cinematográficas. J.K. Rowling é também autora de três livros cujas receitas revertem a favor de instituições de solidariedade: O Quidditch Através dos Tempos, Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (publicados a favor da Comic Relief e da Lumos) e Os Contos de Beedle o Bardo (publicado a favor da Lumos). É ainda autora do argumento do filme inspirado na obra Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los.

Em 2012, J.K. Rowling lançou a plataforma digital Pottermore, através da qual os fãs poderão encontrar os seus textos mais recentes, bem como notícias e outros conteúdos.

O seu primeiro romance para adultos, Uma Morte Súbita, foi publicado na sua versão original em setembro de 2012 e foi adaptado à televisão pela BBC em 2015. Os seus romances policiais, escritos sob o pseudónimo Robert Galbraith, foram publicados originalmente em 2013 (Quando o Cuco Chama), 2014 (O Bicho-da-Seda) e 2015 (A Carreira do Mal), adaptados para a televisão pela BBC.

J.K. Rowling colaborou recentemente com Jack Thorne e John Tiffany na peça teatral Harry Potter e a Criança Amaldiçoada – Partes Um e Dois, atualmente em cena no Palace Theatre no West End de Londres.
J.K. Rowling foi agraciada com diversas distinções, incluindo a Ordem do Império Britânico, pelo contributo prestado à literatura infantojuvenil, a Legião de Honra, atribuída pelo estado francês, e o Prémio Hans Christian Andersen.

O filme Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, com estreia em 2016, transporta-nos para uma nova era do Mundo da Feitiçaria criado por J.K. Rowling, quase duas décadas depois da publicação do primeiro livro da série Harry Potter, e a meio mundo de distância. O ator Eddie Redmayne, premiado com um Óscar da Academia, encarna o protagonista desta história, o magizoólogo Newt Scamander, sob a direção de David Yates, que realizou os quatro últimos filmes dedicados à saga Harry Potter. Este filme assinala a estreia de J.K. Rowling como argumentista para cinema, com um guião inspirado no livro homónimo, escrito pela personagem principal, o Newt Scamander.


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Um Mar Sem Estrelas - Erin Morgenstern

Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que...