quinta-feira, 22 de março de 2018

Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal



"Este atlas de anfíbios e répteis combina, admiravelmente, a atenção rigorosa do cientista com o deleite estético de quem se deixa maravilhar pelas mais simples ou complexas manifestações da Natureza viva.
Lançado no Ano Internacional da Biodiversidade, este livro ficará como um testemunho duradouro da mudança profunda que o respeito pela diversidade biológica exigirá à espécie humana: a consciência da nossa pertença como membros iguais, e não como déspotas tirânicos, no seio da comunidade de todas as criaturas existentes."
Viriato Soromenho-Marques, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa "De entre os problemas ambientais globais do mundo de hoje, avultam as alterações climáticas e a perda de biodiversidade como os mais marcantes e preocupantes.
Enquanto que o primeiro é amplamente reconhecido e alvo de todas as atenções, o segundo é talvez mais discreto. E no entanto, a crise de biodiversidade é porventura mais marcante para nós, seres humanos, por ser mais duradoura e irrecuperável.
Um atlas de anfíbios e répteis como o presente, estabelecendo o retrato das ocorrências de todas as espécies presentes em território nacional, através de um trabalho aturado e sério, é mais do que um passo para desbravar o conhecimento.
O que espero e desejo é que os anfíbios e os répteis subsistam muito tempo no território português, resistindo e ultrapassando pressões e ameaças."
Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, Excertos da Nota de Apresentação

"O fascínio que sinto pelos anfíbios e répteis começou cedo, na minha infância. Rãs e cobras atraíam-me de forma mágica…
Para além dos capítulos sobre biogeografia, fichas de distribuição de anfíbios e répteis (subdivididas em taxonomia e filogeografia, distribuição global, distribuição nacional, e conservação e ameaças), tartarugas marinhas e espécies exóticas, uma lista bibliográfica extensa e abrangente (mais de 1400 referências), apresentados de forma apelativa para os leitores, destaco, neste Atlas, a excelente qualidade dos mapas e a novidade que é a inclusão de um capítulo sobre a história da herpetologia em Portugal."
Rudolf Malkmus, Excertos do Prefácio

 Anfíbios e répteis


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Estamos Grávidos! E Agora? - Carmen Ferreira

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas i...