segunda-feira, 16 de abril de 2018

Poções e Paixões - João Paulo André


O que há de comum entre as histórias de Harry Potter, as bruxas que voam em vassouras, a aparente morte de Julieta no drama de Shakespeare, a mãe do imperador Nero, Marilyn Monroe e o compositor Giacomo Puccini?
Tendo a ópera como fio condutor, o leitor é conduzido nesta obra numa viagem ao extraordinário mundo das poções e das paixões, que a química pelo menos em parte explica. na química há um encontro de disciplinas: é a ciência central por se situar entre a matemática e a física, por um lado, e a biologia e a geologia, por outro, fornecendo contributos essenciais em ciências aplicadas como a medicina e as várias engenharias. 

Por seu lado, a ópera tem sido chamada obra de arte total por conjugar música, canto, teatro e artes plásticas. João Paulo André, com incomparável mestria tanto na química como na ópera, dá-nos neste livro uma mistura, uma ligação, profundamente original entre a ciência e a arte. Com ele percebemos que a química está em todo o lado, mesmo no amor, e que a ópera é um espectáculo que é muito mais rico do que histórias em que o barítono ama a soprano, que ama o tenor. 

Uma obra tanto para os apreciadores de ciência como para os apreciadores de arte, num inédito encontro de culturas.

 Poções e paixões


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

O Poder Mágico do Jejum - Yoshinori Nagumo

Quantas vezes já comeu hoje? Se a resposta é mais do que uma, espante-se: está a comer demais! O Dr. Yoshinori Nagumo revela, no seu best-s...