sexta-feira, 4 de maio de 2018

As Virtudes do Fracasso - Charles Pépin

Numa época que idolatra o sucesso e despreza o fracasso, para evitar depressões e frustrações é importante não perder de vista a frase de Churchill «O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo» e conhecer exemplos de pessoas consideradas bem-sucedidas que viveram múltiplos fracassos… e ainda continuam a sofrêlos. São os casos, contados neste livro, de Steve Jobs, Charles de Gaulle, Rafael Nadal, Thomas Edison e J. K. Rowling, entre outros.

Retiremos assim ao termo «fracasso» o peso que este adquiriu injustificada e desmesuradamente. Deixemos de ver o fracasso como uma falha, e passemos a vê-lo como um sinal de audácia e uma aquisição de experiência. Lembremos Mandela «Eu nunca perco: ganho ou aprendo» ou o célebre provérbio japonês «Aprende-se pouco com a vitória e muito com o fracasso».

Cada provação pode tornar-nos mais lúcidos, mais combativos, mais vivos. Dependerá da nossa atitude. Este livro inspirador mostra-nos como o poderemos conseguir. E ser bem-sucedidos. Recorrendo a estes e a outros exemplos, o autor convida-nos a perceber que o importante não é evitar o fracasso: este pode tornar-nos mais lúcidos e conhecedores do nosso próprio caminho.

 As virtudes do fracasso


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Estamos Grávidos! E Agora? - Carmen Ferreira

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas i...