sexta-feira, 18 de maio de 2018

O Tempo em Que a Luz Declina - Eugen Ruge


Uma saga familiar que acompanha a história do século XX

Uma saga familiar que nos transporta no espaço e no tempo para contar a história de uma família alemã desde os anos 50, passados no exílio mexicano, até à revolução de 1989. A narrativa magistral leva-nos à Sibéria e a Berlim Oriental, escalando os cumes e traçando os abismos do século XX ao longo do caminho. O resultado é um panorama impressionante e uma monumental novela alemã, que torna a própria História tangível através da história de uma família. Uma novela de estatura imensa assente numa profunda humanidade, rigor e sentido de humor.

O Tempo em Que a Luz Declina concentra-se em três gerações. Os avós, comunistas convictos, regressados à Berlim Oriental do início da década de 1950 para se implicarem na criação de um novo Estado. O seu filho que, depois de ter emigrado para Moscovo e de ter sido banido para a Sibéria, regressa a um país mergulhado em valores pequeno-burgueses. Traz consigo uma esposa russa e a convicção inabalável de que podem mudar o mundo. Enfim, o neto, que se sente cada vez mais limitado a uma casa que não escolheu e que se dirige para o Ocidente exatamente no dia em que seu avô, o patriarca da família, faz 90 anos. O brilho de uma utopia política que outrora resplandeceu, e que parecia atraente, vai-se desvanecendo gradualmente à medida que o tempo passa inexoravelmente.

 Eugen Ruge


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Estamos Grávidos! E Agora? - Carmen Ferreira

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas i...