sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Dicionário do Diabo - Ambrose Bierce

«O que significa Dicionário do Diabo? É um dicionário escrito do ponto de vista do Diabo? Ou do ponto de vista de um autor tido como diabólico? Ou diabólico é o espírito que anima este Dicionário? Todas estas leituras são possíveis. Este Dicionário anuncia logo no seu nome que não se pretende informativo, como os dicionários comuns. O que interessa a Bierce não é descrever o mundo tal como é. Bierce critica os fundamentos da sociedade do seu tempo: o patriotismo, o colonialismo, o militarismo, o clericalismo, a demagogia democrática. E os vícios humanos de todos os tempos: o oportunismo, a hipocrisia, a estupidez e a vigarice. No entanto, o seu principal alvo é a manipulação das palavras e dos sentidos. 

Bierce distorce o sentido das palavras porque as palavras adquiriram sentidos distorcidos. É assim quando define o comércio como ‘saque’, o catecismo como ‘adivinhas teológicas’ ou o amor como ‘uma demência temporária que se cura com o casamento’. O Dicionário do Diabo é um manual de guerrilha contra o conformismo. Uma guerrilha moderadamente convicta dos seus poderes mas ainda assim apostada na inconveniência e na crítica sem tréguas.»
Pedro Mexia, Prefácio

 Dicionário do Diabo


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Anaïs Nin - Noël Riley Fitch

Anaïs Nin (1903-1977) foi uma mulher apaixonada e misteriosa, mundialmente famosa por aventuras sexuais extravagantes, entre as quais se con...