terça-feira, 11 de setembro de 2018

D. Dinis, Um Destino Português - José Jorge Letria

D. Dinis foi um rei exemplar. Poeta de génio e político brilhante, lançou as fundações de muito do que se tornaria Portugal. Desde a Marinha portuguesa, que daria novos mundos ao mundo, à instituição do português como língua oficial, passando pela delimitação definitiva da fronteira nacional. D. Dinis marcou a história portuguesa, num reinado de mais de quarenta anos. Além da poesia, tornaram-se famosas as suas escapadelas amorosas, bem como as difíceis relações com a rainha Santa Isabel ou a sua grande paixão pela caça. Foi também lavrador e plantou o Pinhal de Leiria.
Teve inimigos, muitos, como o irmão e o próprio filho, contra quem combateu em sangrentas guerras civis. José Jorge Letria, um dos grandes escritores portugueses contemporâneos, traça a biografia deste rei, com grande rigor histórico, numa prosa de enorme qualidade. Uma leitura essencial para os amantes de história e de literatura.

 D. Dinis


Sem comentários:

Publicar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Zé de Bragança - Sem Papas na Língua - José Luís Seixas

18 ANOS – crónicas, histórias e coisas assim… Do Zé de Bragança e do seu criador. “(…) Nasceu o Zé de Bragança. Desde então escreveu com a ...