quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Vida Moderna - Maria Filomena Mónica

Ao longo de pouco mais de uma década (1985-1996), Maria Filomena Mónica escreveu sobre as mudanças que se verificavam em Portugal - e deixou perguntas sobre elas. Sobre a vida moderna dos portugueses e do Estado, a política e a sexualidade, a burocracia e a universidade, as escolas públicas e as televisões privadas, a polícia e os partidos, as cirurgias estéticas e a televisão por cabo, os heterónimos de Marcelo Rebelo de Sousa e a força da inveja no nosso país, a importância do Natal e a banalização da cirurgia estética. 

São textos que deixaram marca na época - e que continuam a ser uma referência quando procu-ramos um retrato desses anos fatais da nossa memória. Vida Moderna foi escrito na primeira pessoa. A socióloga nunca desaparece e a mulher estrangeirada, culta e minuciosa nunca desiste de fazer o seu retrato de quem nós somos, do que nos falta ser e daquilo que mudou na sua vida - e na vida moderna.

 Vida Moderna


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Estamos Grávidos! E Agora? - Carmen Ferreira

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas i...