sábado, 6 de julho de 2019

Época de Migração para Norte -Tayeb Salih

Depois de um período de vários anos a estudar na Europa, o jovem protagonista deste romance regressa à sua aldeia natal, no Sudão, e já não a reconhece. Nesta, trava conhecimento com um desconhecido, um homem misterioso chamado Mustafá Saíd, que o cativa e de quem se torna amigo, ouvindo o perturbador relato da sua vida. 

Tal como ele, Saíd passara no Ocidente os anos da sua juventude. Em Londres, após a Primeira Guerra Mundial, tirara partido do seu exotismo para se envolver com várias mulheres e participar na vida intelectual e boémia da cidade, acabando porém por se ver envolvido num terrível escândalo que o viria a destruir. 

Caído em desgraça, voltara para o Sudão um homem perturbado. Agora, depois desta terrível confissão, o trágico destino dos dois homens e da pequena aldeia nas margens do Nilo parecem estar para sempre unidos.

Publicado originalmente em 1966 e posteriormente proibido no Sudão e em vários países árabes,Época de Migração para Norte é considerado um dos romances mais marcantes sobre o impacto do colonialismo europeu.

Foi eleito em 2001, por um painel de críticos e escritores, como o mais importante romance árabe do século XX, constando igualmente da lista de Obras Literárias Representativas da Unesco.

 Tayeb Salih


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Estamos Grávidos! E Agora? - Carmen Ferreira

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas i...