sábado, 13 de julho de 2019

Via Dei Portoghesi - João de Almeida Santos

Via dei Portoghesi é uma pequena rua situada no coração de Roma. Tem apenas cinquenta metros, mas nela vivem inúmeras personagens com muitas histórias por contar. Como a de Gianni della Rovere, professor na Universidade de Roma La Sapienza, que, em idade um pouco já tardia, se apaixona perdidamente por Paola Valenzi, muito mais nova e funcionária da universidade onde lecciona, com quem mantém um difícil, complexo e intenso relacionamento afectivo.

Gianni e Paola integram uma tertúlia de intelectuais portugueses que vivem num hotel da da cidade. Um dia, a chegada de Barnabé de Sousa, um padre português com interesses pouco adequados à sua condição de religioso, ameaça alterar a vida do grupo e dos amantes.

Extraordinário fresco dessa Roma um pouco aldeã de fim de século, Via dei Portoghesi cruza a história de uma peculiar relação amorosa com a vida frenética, divertida e culta de um grupo de apaixonados pelo lugar, confluindo a narrativa numa elegia ao amor e numa homenagem a uma cidade maravilhosa e eterna.

 João de Almeida Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Um Mar Sem Estrelas - Erin Morgenstern

Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que...