quarta-feira, 2 de outubro de 2019

O Quinto Risco - Michael Lewis

Quando as pessoas que assumem o controlo do nosso governo não fazem ideia de como este funciona, que consequências poderão daí resultar? «A eleição aconteceu», recorda Elizabeth Sherwood-Randall, então secretária adjunta do Departamento de Energia. «E, depois, fez-se silêncio.» Os nomeados de Trump eram poucos e surgiam devagar: os que apareceram não estavam informados sobre as suas novas competências. Alguns até deitaram fora os manuais de informações que lhes haviam sido entregues. 

Esta brilhante narrativa de Michael Lewis conduz-nos através dos gabinetes dos executivos de um governo atacado pelos seus próprios líderes. Na área da Agricultura, o financiamento de programas está a ser cortado. O Departamento de Comércio não terá pessoal suficiente para realizar com rigor o Censo de 2020. Na Energia, não é claro se haverá inspetores suficientes para localizarem urânio no mercado negro antes que os terroristas se apropriem dele. 

Se há loucos perigosos neste livro, há também heróis - anónimos, obviamente. São as peças essenciais do sistema: os funcionários públicos cujo conhecimento, dedicação e proatividade o mantêm a funcionar. Michael Lewis encontrou-os e perguntou-lhes o que os mantém acordados durante a noite.

 O quinto risco


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Estamos Grávidos! E Agora? - Carmen Ferreira

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas i...