sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Os Leões da Sicília - Stefania Auci

No momento em que desembarcam em Palermo, na Sicília, vindos da Calábria, em 1799, os irmãos Paolo e Ignazio Florio olham de frente para a vida com tenacidade e ambição, decididos a serem os mais ricos e os mais poderosos. E, em breve, fazem da sua loja de especiarias a melhor da cidade, dedicam-se à comercialização do enxofre, compram propriedades a nobres falidos, criam a sua companhia de navegação…

Quando Vincenzo, filho de Paolo, passa a dirigir a Casa Florio, a dinâmica continua: nas adegas Florio, transformam o marsala - um vinho para gente pobre - num néctar digno da mesa de um rei; um método revolucionário de conservar o atum - enlatado e em óleo - traz-lhes ainda mais riqueza… Palermo assiste à expansão dos Florio com espanto, mas depressa são alvo de inveja e desprezo e continuam a ser vistos como estrangeiros e simplórios, apesar da sua determinação profunda a ascenderem socialmente.

E, não obstante serem homens excecionais, são ao mesmo tempo frágeis, ainda que não o queiram admitir, e precisam de ter a seu lado mulheres igualmente excecionais: como Giuseppina, a mulher de Paolo, que sacrifica tudo, incluindo o amor, pela estabilidade da família; ou Giulia, a jovem milanesa que entra como um furacão na vida de Vincenzo e se torna o seu porto seguro.

Entrecruzando o percurso da ascensão empresarial e social dos Florio com as tumultuosas histórias da sua vida íntima, durante os anos mais agitados da História de Itália do século XIX, Stefania Auci apresenta uma poderosa saga familiar, de tal modo viva e pulsante que parece contemporânea.

 Stefania Auci


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Um Mar Sem Estrelas - Erin Morgenstern

Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que...