sábado, 15 de fevereiro de 2020

História(s) do Presente - Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro

12 ensaios + 12 entrevistas a reputados especialistas internacionais sobre eventos históricos marcantes que deitam luz sobre a actualidade.
A crise dos refugiados, o racismo, a globalização da economia, os nacionalismos, o uso do véu islâmico, as fake news, entre muitos outros temas fracturantes, têm gerado um debate público aceso, mas nem sempre bem informado. Sem pretender ensinar «lições de história», antes convidando a um olhar retrospectivo que ajude o leitor a tentar perceber como aqui chegámos, Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro apresentam esta versão desenvolvida da série com o mesmo nome publicada no jornal Público: dos campos de concentração à emergência de um discurso dos direitos humanos, da afirmação do desenvolvimento» como categoria política às políticas do medo e da histeria colectiva organizada, o objectivo deste volume é encontrar no passado as pistas para imaginar um futuro menos sombrio, menos desigual e menos violento.

 Histórias do presente


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Um Mar Sem Estrelas - Erin Morgenstern

Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que...