sexta-feira, 5 de junho de 2020

Testamento Vital - J. Filipe Monteiro

O COVID-19 chamou-nos a atenção para os cuidados no final da vida. A morte mais solitária, sem acompanhamento familiar, mais justifica que retomemos, em Portugal, um vivo debate sobre a importância do Testamento Vital.

Nas últimas décadas, os impressionantes avanços na tecnologia médica, ao permitirem um suporte aos órgãos em falência, permitiram que milhares de vidas fossem salvas. Contudo, o reverso deste progresso tem estado na origem de inúmeros conflitos éticos do fim da vida.
Neste livro, ao longo dos vários capítulos, são discutidos e reflectidos, entre outros, o percurso histórico, os aspectos técnicos e filosóficos, a perspectiva de algumas religiões e organizações médicas, bem como alguns equívocos que estão na origem dos dilemas éticos.
Para mitigar os problemas éticos do processo da morte tecnológica, nomeadamente a obstinação terapêutica, foi legislado o Testamento Vital ou Directivas Antecipadas da Vida.

 J. Filipe Monteiro


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Anaïs Nin - Noël Riley Fitch

Anaïs Nin (1903-1977) foi uma mulher apaixonada e misteriosa, mundialmente famosa por aventuras sexuais extravagantes, entre as quais se con...