A mulher que enfrentou Egas Moniz, Júlio de Matos e os sábios da época. Filha e herdeira do fundador do Diário de Notícias. Mulher do administrador do mesmo jornal, o escritor Alfredo da Cunha. Presa num manicómio por um «crime de amor». Os factos relevantes têm início em Novembro de 1918: era uma vez uma senhora muito rica que fugiu de casa, trocando o marido, escritor e poeta, por um amante. Tinha quarenta e oito anos, pertencia à melhor sociedade portuguesa. O homem por quem esta senhora se apaixonou, tinha praticamente metade da sua idade e fora seu motorista particular. Era herdeira do Diário de Notícias e a sua história chocou a sociedade da época.
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Lá, onde o vento chora - Delia Owens
Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.
O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece.
Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
A Ladra de Fruta - Peter Handke
Este romance narra três dias na vida de Alexia, a quem chamam a ladra de fruta. O primeiro desses dias é em agosto, na véspera da partida para a Picardia francesa, aonde vai procurar a mãe. Antes de partir, o pai dá-lhe alguns conselhos para essa viagem de aventura e iniciação, que de facto não começa com Alexia, mas com o próprio narrador.
Tal como outros livros de Handke, A Ladra de Fruta é um livro singular, reunindo o estranho e o maravilhoso, neste caso através da deambulação pelos campos, dos riscos da amizade e do inesperado. Acima de tudo, Alexia tem a capacidade de sentir com intensidade as experiências que procura ou que a vida lhe vai oferecendo.
domingo, 27 de setembro de 2020
Kingsbridge: O Amanhecer de Uma Nova - Ken Follett
Corre o ano de 997 d. C., aproximando-se o final da Idade das Trevas. A Inglaterra enfrenta os ataques dos galeses vindos do Oeste e dos viquingues a Leste. Os poderosos usam a justiça a seu bel-prazer, ignorando o povo e entrando muitas vezes em conflito com o rei. Na ausência de leis claras, reina o caos.
Nestes tempos conturbados, cruzam-se os destinos de três personagens. A vida de um jovem construtor de barcos é arruinada quando o único lar que conhece é atacado pelos viquingues, obrigando a que ele e a sua família mudem de terra e recomecem a vida num lugarejo ao qual não se conseguem adaptar… Uma mulher nobre da Normandia casa-se por amor e segue o marido até uma terra nova além-mar. Contudo, os hábitos da nova pátria são profundamente diferentes e, à medida que começa a aperceber-se de que, em seu redor, se desenrola uma luta constante e brutal pelo poder, compreende que um único passo em falso poderá redundar em catástrofe… Um monge tem o sonho de transformar a sua humilde abadia num centro de conhecimento que suscite a admiração de toda a Europa. E os três entram num perigoso conflito com um bispo arguto e impiedoso que tudo fará para aumentar a riqueza e o poder que detém.
Há trinta anos, Ken Follett publicou o seu romance mais célebre, Os Pilares da Terra. Agora, a nova prequela magistral, Kingsbridge: O Amanhecer de uma Nova Era, leva-nos numa viagem épica a um passado rico em ambição e rivalidade, mortes e nascimentos, amor e ódio, que termina quando se inicia Os Pilares da Terra.
sábado, 26 de setembro de 2020
Acredita - Júlia Domingues
Acreditar. Precisamos de voltar a acreditar. Em nós, nos outros, no presente, no futuro. Cada um de nós traz consigo uma luz interior imensa que, na fadiga do dia-a-dia, vai deixando esmorecer. Agora mais do que nunca, tem que voltar a deixá-la brilhar. É essencial retirar o entulho que acumulámos no nosso íntimo em forma de medos e inseguranças para percebermos que não há nada, nem ninguém, que nos impeça de sermos felizes e realizarmos os nossos sonhos.
É apenas isso que pretendo com este livro: mostrar a cada pessoa que ela é muito mais do que pensa. Que as flores são para regar e as ervas daninhas para arrancar. Que a vida tem de ser vivida ao máximo, porque o dia de amanhã é uma incógnita e porque, acredito, a vida sabe o que faz!
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
É Urgente Amar - Pedro Chagas Freitas
O novo romance do autor bestseller.
Nem todos os erros são errados. Foi o que ele lhe disse, as lágrimas de um nas lágrimas do outro, a janela do quarto do hotel aberta, os corpos suados à procura do repouso depois da loucura. É impossível ter-te mas é inaceitável não te ter. Ela limpou com a parte de trás da mão uma das suas lágrimas, depois com a boca as lágrimas dele, o vento a empurrar as cortinas do quarto, alguns segundos do mais doloroso dos silêncios. Destruía a minha vida toda por ti porque sei que sem ti tenho a minha vida toda destruída.
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
A Ovelhinha Preta - Elizabeth Shaw
Este livro encantador conta as aventuras de uma ovelhinha preta — como salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
O Pequeno Livro Negro da Corrupção - Paulo de Morais
O fenómeno intrusivo que mina a democracia portuguesa.
A corrupção mata a esperança no futuro de Portugal. O fenómeno ganhou raízes e é, infelizmente, uma das marcas distintivas do regime democrático português. Bastará estar atento às notícias para constatar que a corrupção contaminou muitas áreas da nossa sociedade, do futebol à cultura, passando pela justiça e pela política.
Casos e Protagonistas de A a Z
Com este livro, Paulo de Morais apresenta um registo, para memória futura, do flagelo da corrupção. Retratam-se casos e protagonistas, essencialmente na esfera da política, para que fiquem identificadas as causas do fenómeno e os seus principais responsáveis. Mas também se evidencia o esforço de jornalistas e ativistas que combatem a corrupção de diversas formas, bem como das organizações em que se agregam.
O autor é um ativista na denúncia dos mecanismos da corrupção em Portugal. Faz apresentações e conferências pelo país sobre o tema e foi membro do núcleo fundador da Associação Cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da organização não-governamental Transparency Internacional, de que foi vice-presidente.
Conhecer o fenómeno.
Travar a corrupção.
Somos todos precisos.
terça-feira, 22 de setembro de 2020
Contas-Poupança - Pedro Andersson
Se foi afetado financeiramente pela pandemia da Covid-19 (ou no futuro por outra crise qualquer) e quer evitar afogar-se ainda mais em créditos e dívidas para conseguir pagar as suas contas, este livro é para si.
Por outro lado, se mantém os seus rendimentos, mas quer recuperar a saúde das suas finanças, viver com menos preocupações e gerir melhor o seu futuro, vai encontrar neste livro dezenas de dicas práticas que vão fazer a diferença na sua vida.
E se tem algum problema de saúde e não sabe quais os apoios e benefícios que pode ter do Estado, não deixe de o ler. Há muitos direitos que desconhece e que lhe podem valer milhares de euros.
DICAS PARA:
- criar um fundo de emergência para fazer face a uma situação de crise
- financiar-se a si próprio sem precisar de recorrer a créditos
- renegociar os contratos de serviços para pagar menos
- amortizar o seu crédito à habitação e reduzir a prestação mensal
- pagar menos em comissões bancárias
- arrendar a sua casa sem penalização no crédito à habitação
- usar o PPR para ganhar (ainda) mais dinheiro
- usufruir dos apoios estatais em caso de doença ou incapacidade
- usar o seguro de assistência em viagem do carro no estrangeiro
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
António Variações - Uma Biografia de Bruno Horta e Helena Soares
Diz-se que António Variações era um artista à frente do seu tempo. Que era talvez demasiado moderno para um Portugal ainda tão cinzento e conservador, um país cujas aldeias perdidas no interior tinham parado no tempo e não tinham espaço para espíritos inquietos como o de António Joaquim Rodrigues Ribeiro. Variações, que assim decidiu chamar-se, fez-se sozinho. E quando conseguiu aquilo que sempre sonhou, quando todos na rua o cumprimentavam, quando a sua música explodiu nas rádios, morreu. Demasiado cedo, dizemos todos. Mas mesmo com pouco tempo de vida e música, deixou-nos a todos um legado único e extraordinário que ainda hoje inspira tantos músicos e artistas portugueses. Este livro é resultado dessa inspiração e também uma homenagem a um homem que nos deu tudo o que tinha para dar.
"Viveu sozinho, à sua maneira, muito incompreendido, se é que ele próprio se compreendeu. Exigente e dono da razão, exótico, louco, apontado, foi até ao fim o mesmo miúdo que chegou a Lisboa sem nada, que falava baixinho e tinha vergonha e por isso desejou tantas vezes regressar à origem: "Adeus que me embora vou/ Vou daqui prà minha terra/ Que eu desta terra não sou."
domingo, 20 de setembro de 2020
Tyll. O Rei, o Cozinheiro e o Bobo - Daniel Kehlmann
Na Alemanha do séc. XVII, numa aldeia como qualquer outra, em cima de uma corda esticada entre duas árvores, um rapaz esquelético mantém-se em equilíbrio. Treina. Treina perto do moinho, treina junto aos ferreiros; treina à noite na floresta, onde a Fria sussurra e os duendes vagueiam. Quando partir, nunca mais será o mesmo.
Evitará as aldeias que são como quaisquer outras. Nas minas, enfrentará a morte. No campo de batalha, será mais rápido do que as balas de canhão. Nos tribunais, enganará os chefes de Estado. Na sua caminhada enquanto saltimbanco, irá enfrentar uma guerra sem fim que mergulha num manto sombrio o Rei do Inverno, a Boémia e os principais exércitos europeus. Entre nobres gordos, caçadores de bruxas e rainhas intrigantes, a dança de Tyll revelará a loucura dos reis e a sabedoria dos tolos numa história sobre a devastação da guerra e a decisão tomada por um artista sedutor de nunca morrer.
Pautado por um humor e humanidade tocantes, Daniel Kehlmann retira essa lenda do folclore medieval alemão e entra no palco da Guerra dos Trinta Anos. Quando os cidadãos se tornam as marionetes da política, Tyll, na sua graça demoníaca e sede de liberdade, é o próprio espírito de rebelião - uma rolha na água, uma gargalhada na escuridão, um herói para todos os tempos.
Um romance monumental sobre Tyll, um dos loucos mais ilustres da tradição literária europeia, numa invulgar fusão entre a ficção histórica, o picaresco e o realismo mágico que levam alguns a comparar Daniel Kehlmann a Umberto Eco, posicionando-o como um dos grandes embaixadores da literatura em língua alemã dos nosso dias.
sábado, 19 de setembro de 2020
Capital e Ideologia - Thomas Piketty
Partindo de dados comparativos com uma dimensão e uma profundidade inéditas, este livro segue, numa perspetiva simultaneamente económica, social, intelectual e política, a história e o devir dos regimes desigualitários, desde as sociedades trifuncionais e esclavagistas antigas até às sociedades pós-coloniais e hipercapitalistas modernas, passando pelas sociedades proprietaristas, coloniais, comunistas e sociais-democratas.
Ao arrepio da narrativa hiperdesigualitária que se impôs a partir dos anos 1980-1990, mostra que foi a luta pela igualdade e a educação, e não a sacralização da propriedade, que permitiu o desenvolvimento económico e o progresso humano.
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
As Minhas Invenções - Nikola Tesla
Este livro apresenta a fascinante autobiografia do lendário Nikola Tesla, considerado um dos inventores e cientistas mais importantes da história. Famoso pelas suas contribuições pioneiras para a era da eletrónica, pelo seu conflito ao longo da vida com Thomas Edison e pelo seu comportamento errático, Nikola Tesla foi um visionário e uma das mais brilhantes personalidades de sempre.
Ao longo destas páginas emerge um ser humano peculiar, um cérebro altamente imaginativo e dono de um processo criativo invulgar. Tesla concebeu o sistema de corrente alternada, que possibilitou a transmissão de energia elétrica, e lançou as bases do desenvolvimento da tecnologia moderna — as comunicações sem fios, a robótica, o controlo remoto, o radar, a ciência computacional, a balística, etc.
Desde os seus primeiros anos aos seus primeiros esforços como inventor, passando pelos seus projetos posteriores — a descoberta da bobina, do transformador tesla e a arte da teleautomação —, este é um olhar raro do maior génio da era industrial, que fascinará historiadores, cientistas, inventores e fãs curiosos.
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
Falar em Público - Ana Andrade
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Healthy Bites -Teresa d'Abreu
terça-feira, 15 de setembro de 2020
A Melhor Coisa que me Aconteceu - Luís Fernando
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Viajo Sozinha - Samuel Bjørk
domingo, 13 de setembro de 2020
Traidores de Roma - Simon Scarrow
sábado, 12 de setembro de 2020
Poesia - Luís Miguel Nava
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Os que Desapareceram em Auschwitz - Michael Rosen
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Agenda Literária 2021 - Helena Vasconcelos
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Adolfo Kaminsky: O Falsificador - Sarah Kaminsky
terça-feira, 8 de setembro de 2020
O Mágico de Auschwitz - José Rodrigues dos Santos
segunda-feira, 7 de setembro de 2020
O Diário de um Banana 15 - Jeff Kinney
domingo, 6 de setembro de 2020
O Tesouro Secreto dos Templários - James Becker
sábado, 5 de setembro de 2020
Porque Caminhas? - Luís Ferreira
sexta-feira, 4 de setembro de 2020
Contas-Poupanças - Pedro Andersson
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
A Espera de Fernanda - Maria Cláudia Rodrigues
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Seja o que For - Miguel Araújo
terça-feira, 1 de setembro de 2020
Opus Dei - Rui Pedro Antunes
A Cicatriz - Maria Francisca Gama
«Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.» ...
-
Neste volume reúnem-se as peças de teatro mais significativas de Miguel Torga: Terra Firme (1941), Mar (1941) e O Paraíso (1949). Várias vez...
-
Quase todos preferimos acreditar que somos os sujeitos ativos das nossas vitórias mas apenas os objetos passivos das nossas derrotas. Nós tr...