sábado, 18 de setembro de 2021

Demónios - Fiódor Dostoiévski

Publicado em 1872, Demónios é uma das grandes obras-primas de Fiódor Dostoiévski e um clássico da literatura universal. com uma temática dolorosamente actual, conta a história de jovens revolucionários que pretendem derrubar a ordem estabelecida, pondo em ficção romanesca os principais actores políticos e sociais do último quartel do século XIX: o poder autocrático e as suas ramificações e incidências, o socialismo ateu, o niilismo revolucionário e o problema religioso. 

Porém, não se reduz à ficção de um conflito político e social datado, mas ergue-se como uma crítica a todas as ideologias, considerando que elas pretendem ultrapassar a condição humana.

Tendo em conta que o autor também não deseja impor a sua visão do mundo, deixando que as personagens vivam e se exprimam livremente, estamos perante uma obra aberta e premonitória no que respeita às grandes derivas totalitárias do século XX.

Através das reflexões e das acções das personagens, é mostrado ao leitor, com a subtileza própria de Dostoiévski, o caldo de cultura filosófico, psicológico e social onde é gerado o terrorismo.

Stavróguin, um aristocrata que fascina todas as pessoas que encontra, é o fio condutor desta trama emotiva e maquiavélica que prende o leitor do princípio ao fim. Uma obra incontornável na produção de Dostoiévski.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Anaïs Nin - Noël Riley Fitch

Anaïs Nin (1903-1977) foi uma mulher apaixonada e misteriosa, mundialmente famosa por aventuras sexuais extravagantes, entre as quais se con...