sexta-feira, 1 de outubro de 2021

No Bicentenário da Revolução Liberal - Vital Moreira e José Domingues

José Ferreira Borges (Porto, 1786-1838) faz parte da geração heroica de 1820, que mudou o rumo político de Portugal, colocando-o na senda da modernidade política. Sendo, junto com Manuel Fernandes Tomás, um dos vultos maiores da Revolução Liberal, esteve sempre presente, desde a fundação do Sinédrio até ao final da sua vida, nos momentos mais críticos do País, quer participando ativamente, quer usando combativamente a sua aguçada pena, sobretudo contra a usurpação miguelista (1828-1832).

Havendo vários estudos sobre aspetos marcantes da sua vida e da sua carreira profissional – sobretudo como jurisconsulto, economista e comercialista –, faltava um estudo especialmente dedicado ao seu percurso político e às suas ideias político-constitucionais, desde as Cortes Constituintes de 1821-1822, passando pelos escritos políticos dos seus dois exílios em Londres e pela sua adesão à Carta Constitucional (1826), até à sua morte em 1838, após o triunfo do Setembrismo (1836), a que não aderiu.

É objetivo do presente livro colmatar essa lacuna historiográfica, percorrendo o pensamento político-constitucional de Ferreira Borges e coligindo e analisando os seus escritos políticos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Anaïs Nin - Noël Riley Fitch

Anaïs Nin (1903-1977) foi uma mulher apaixonada e misteriosa, mundialmente famosa por aventuras sexuais extravagantes, entre as quais se con...