sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Utopia para Realistas - Rutger Bregman

«O progresso é a concretização de utopias», disse Oscar Wilde, e este livro é um apelo a que regressemos ao idealismo de tempos passados. 

A premissa parece estranhamente simples: está na hora de voltarmos a pensar em termos utópicos e de lutarmos para tornar as utopias realidade - do rendimento básico incondicional a uma semana de trabalho de 15 horas, de um mundo sem fronteiras a um mundo sem pobreza. 

E, contudo, está muito bem fundamentada: Rutger Bregman faz-nos uma visita guiada pela História do rendimento e do progresso, indiferente à tradicional clivagem entre direita e esquerda. Este é um daqueles livros raros, que nos faz pôr em causa tudo quanto achamos que sabemos.

O original, em holandês, gerou tal interesse, que a sua publicação foi financiada por um projeto de crowd-funding e desencadeou um movimento nacional de apoio ao rendimento básico incondicional, trazendo o tema à discussão um pouco por toda a Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Anaïs Nin - Noël Riley Fitch

Anaïs Nin (1903-1977) foi uma mulher apaixonada e misteriosa, mundialmente famosa por aventuras sexuais extravagantes, entre as quais se con...