terça-feira, 14 de junho de 2022

Jakob, o Mentiroso - Jurek Becker

Jakob, o Mentiroso é um dos mais notáveis romances sobre o Holocausto, escrito por um dos gigantes da literatura alemã do pós-guerra, que nos mostra o extraordinário poder do heroísmo e da ilusão.

Entre o suspense, o sarcasmo e o humor, este é um livro que bebe das horríficas experiências do autor nos campos de concentração, mas que se foca na esperança e nos faz pensar no papel que a ficção tem para a nossa sobrevivência: um dos únicos sobreviventes, o narrador, fala-nos de Jakob Heym, um homem que se tornou herói por acaso.

O que é que Jakob fez? Mentiu! Fabricou notícias falsas!

Usou as suas parcas e inimaginativas palavras, sem brilho ou articulação, como arma imaterial que se revelou como o pão para a boca, essencial à sobrevivência de milhares de companheiros judeus prisioneiros.

Numa narrativa comovente, quase alucinante, Becker transmite-nos, com a sua contenção, o poder emocional de uma história que se desdobra com o impacto de uma parábola moral ou de uma lenda popular.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Anaïs Nin - Noël Riley Fitch

Anaïs Nin (1903-1977) foi uma mulher apaixonada e misteriosa, mundialmente famosa por aventuras sexuais extravagantes, entre as quais se con...