terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Jaime e as Bolotas - Tim Bowley; Ilustração: Inés Vilpi

O Jaime semeou uma bolota, mas... antes que ela pudesse crescer, um esquilo desenterrou-a e escondeu-a. O Jaime semeou uma bolota. Ela germinou e saiu um rebento da terra, mas...

"Jaime e as bolotas" apresenta uma sequência de cenas narradas de forma ágil, breve e repetitiva; uma técnica recorrente nos contos para primeiros leitores e de grande utilidade para a respetiva leitura em voz alta, que facilmente cativa o seu público.

Jaime, o protagonista, não se rende perante as adversidades e semeia não uma, mas muitas bolotas. Não desanima se os animais pisam ou mordiscam os seus rebentos, se as crianças partem os ramos das árvores ainda incipientes ou se os lenhadores as cortam quando elas se tornam robustas... Porque, no final, alguma das bolotas semeadas se transformará, com o tempo, num carvalho forte que dará… mais bolotas!

História cíclica e circular que, uma vez concluída, pode ser novamente iniciada. Da mesma forma que cada árvore espalha as suas raízes, depois de vencer inúmeros obstáculos; também no conto de Tim Bowley subjazem, a partir desse exemplo, mensagens pertinentes, tais como a perseverança na luta para lograr alcançar uma meta. Uma narrativa simples e terna que reflete sobre a própria vida e as suas circunstâncias.

As ilustrações de Inés Vilpi destacam-se pelo seu colorido e luminosidade. Ricas em detalhes e com traços decorativos característicos do seu estilo, as imagens plasmam o fluir histórico através dos sinais da idade patentes na figura de Jaime.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Anaïs Nin - Noël Riley Fitch

Anaïs Nin (1903-1977) foi uma mulher apaixonada e misteriosa, mundialmente famosa por aventuras sexuais extravagantes, entre as quais se con...