quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Contos e Novelas - Camilo Castelo Branco

Camilo Castelo Branco é o mais prolífico escritor das letras lusas do século XIX, iniciado e praticante das correntes que atravessaram o universo literário nacional e europeu no seu tempo de vida. Tendo sido provavelmente o primeiro - e um dos poucos - escritores portugueses a viver da escrita, Camilo vogou entre escolas e estilos, adaptando-se aos gostos do público mas, ao mesmo tempo, criando uma personalidade literária que se sobrepunha a esses estilos e escolas e que fez dele um autor incontornável.

Da sua obra constam dezenas de livros de contos e novelas e, espalhados pela imprensa periódica da época, centenas de textos curtos ficcionais de Camilo viram a luz do dia. Contudo, os textos curtos de Camilo são os menos estudados e considerados, fruto da maldição que parece ser imposta ao texto curto em Portugal. Curiosamente, são os mais próximos das intenções do autor e reveladores do seu talento porque os menos condicionados pela ditadura do mercado.

Este é o primeiro volume da recolha dos contos e novelas de Camilo, cujos primeiros volumes se centram na obra previamente coligida do autor. Nele vai encontrar o leitor a fase inicial da obra do autor, essencialmente romântica e ultrarromântica mas já dando sinais da voz cada vez mais singular do autor que se viria a distinguir no sarcasmo e ironia que viriam a marcar as fases posteriores da sua obra.

O volume conta com um prefácio, uma introdução, uma cronologia camiliana e notas diversas da autoria do crítico Hugo Pinto Santos, que coordena a edição destes Contos e Novelas Completos de Camilo Castelo Branco.

 Camilo Castelo Branco


Sem comentários:

Enviar um comentário

SUGESTÃO

Inferno de Dan Brown

Estamos Grávidos! E Agora? - Carmen Ferreira

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas i...